9º Festival Cine.Ema chega a Cachoeiro e Alegre com oficinas audiovisuais e mostras de cinema

As atividades presenciais ocorrem de 11 a 15 de março nas duas localidades e o público ainda pode assistir aos 12 filmes da programação por meio da plataforma cineema.com.br até o dia 24 de março

De 11 a 15 de março, o 9º Festival Cine.Ema desembarca no distrito de Rive (em Alegre) e em Burarama (em Cachoeiro de Itapemirim) para uma semana cheia de oficinas, mostras de cinema e reflexões sobre o audiovisual e o meio ambiente. Até o dia 24 de março, é possível ainda assistir aos filmes da 9ª edição do Festival na plataforma de filmes do Festival em cineema.com.br.

Com o celular na mão, alunas aprendem na prática a montagem de filmes na oficina de vídeo.
Oficina de vídeo em 2023 em Rive durante 8º Festival Cine.Ema. Foto: Weliton Aiolfi

Em Burarama, as atividades incluem oficinas de Stopmotion e Fotografia, realizadas na EEEFM Wilson Resende, sob a orientação de Iza Rosenberg e Gui Castor, respectivamente. Enquanto isso, em Rive, além das oficinas de Stopmotion e Fotografia, orientadas por Carol Covre e Carol Bravim, também será oferecida uma oficina de Podcast, ministrada por Gisele Bernardes, na EEEFM Prof. Celia Teixeira do Carmo. Todas as oficinas ocorrerão de 11 a 15 de março no período da tarde.

Na quinta-feira (14), o auditório da escola Wilson Resende em Burarama vai virar sala de cinema, com cinco sessões ao longo do dia, voltadas para diferentes faixas etárias. Na sessão noturna, às 19 horas, pais, familiares, amigos e a comunidade em geral poderá, além de assistir aos filmes, prestigiar a entrega dos certificados das oficinas aos alunos e assistirem à produção audiovisual realizada no local durante a 8ª edição do Festival.  A entrada é gratuita.

Foto: Weliton Aiolfi

Na sexta-feira (15) é a vez de Rive receber a mostra de cinema. As exibições acontecem no Ginásio Comunitário (atrás da escola Celia Teixeira do Carmo), com sessões ao longo de todo o dia. Na sessão noturna (prevista para às 18h30), além da exibição dos filmes, será a oportunidade da comunidade prestigiar a produção da oficina de stopmotion e a entrega dos certificados aos estudantes das oficinas. A entrada é gratuita.

Quem quiser ainda aproveitar os filmes no conforto de casa pode acessar a plataforma de filmes em cineema.com.br. São 12 obras brasileiras de diferentes gêneros e estados brasileiros, que abordam questões socioambientais, gerando reflexão sobre a preservação ambiental e o consumo desenfreado. Os filmes representam ainda uma forma de conhecer diferentes visões do cenário alternativo audiovisual brasileiro.

O 9º Festival Cine.Ema tem o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Statkraft. Conta ainda com a parceria da Reserva Ambiental Águia Branca. É uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

.

Sobre o Cine.Ema

Alunos da oficina de vídeo posam para a foto com a camisa do Festival
Alunos da oficina de vídeo de Rive no 8º Festival Cine.Ema Foto: Weliton Aiolfi

O Cine.Ema, conhecido por suas ações de educação ambiental voltadas às comunidades que margeiam patrimônios naturais, promove ainda mostras de cinema com exibição de curtas ambientais. Por meio da cultura, o festival sensibiliza crianças, jovens e adultos para a questão ambiental, além de despertar o interesse pelo cinema em regiões que muitas vezes carecem desse acesso. 

O 9º Festival Cine.Ema é uma oportunidade única de vivenciar a cultura cinematográfica e a conscientização ambiental, além de participar de atividades educativas e inspiradoras, em especial em localidades que carecem de acesso à essa arte. O festival surgiu no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, em 2015, aos pés da Pedra da Ema, patrimônio natural da região que dá nome ao Festival. Nesta edição, é a segunda vez que o festival ocorre em Rive, no distrito de Alegre.

.

Programação completa

Burarama (Cachoeiro de Itapemirim/ES)

11 a 15 de março (segunda a sexta)

.

Oficinas

Oficina de Stopmotion (15 estudantes)
EEEFM Wilson Resende
Oficineira: Iza Rosenberg

Oficina de Fotografia (15 estudantes)
EEEFM Wilson Resende
Oficineiro: Gui Castor

.

Mostras de Cinema

14 de março (quinta)
Local: Auditório da escola Wilson Resende
Sessão 1 (manhã) – 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II
Sessão 2 (manhã) – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II
Sessão 3 (tarde) – 1º e 3º Ensino Médio (V01)
Sessão 4 (tarde) – 2º (V01) e 3º ano do Ensino Médio (V02)
Sessão 5 (noite)19h às 20h30Sessão aberta à comunidade em geral

.

Rive (Alegre/ES)

11 a 15 de março (segunda a sexta)

.

Oficinas

Oficina de Stopmotion (15 estudantes)
EEEFM Prof. Celia Teixeira do Carmo
Oficineira: Carol Covre

Oficina de Fotografia (15 estudantes)
EEEFM Prof. Celia Teixeira do Carmo
Oficineira: Carol Bravim

Oficina de Podcast (15 estudantes)
EEEFM Prof. Celia Teixeira do Carmo
Oficineira: Gisele Bernardes

.

Mostras de Cinema

15 de março (sexta)
Local: Ginásio Comunitário, próximo à EEEFM Prof. Celia Teixeira do Carmo
Sessão 1 (manhã) – 6º a 8º ano do Ensino Fundamental II
Sessão 2 (manhã) – 9º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio
Sessão 3 (tarde) – 1º a 3º ano do Ensino Fundamental I
Sessão 4 (tarde) – 4º e 5º ano do Ensino Fundamental II
Sessão 5 (noite)18h30 às 20hSessão aberta à comunidade em geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo