Esta é a décima edição do Festival, que também conta com duas mostras de filme online com votação popular de melhor filme
Este ano, o Festival explora o tema “Reconectar”, um convite para desligar o piloto automático e sentir o solo sob nossos pés, ouvir o sussurro do vento e entender que tudo está conectado. De 16 a 20 de setembro, o 10º Festival Cine.Ema desembarca em Vargem Alta para uma semana repleta de oficinas, mostras de cinema e reflexões sobre o audiovisual e o meio ambiente.
As atividades incluem oficinas de Stopmotion e Fotografia, realizadas na EEEFM Presidente Lüebke, sob a orientação de Iza Rosenberg e Gui Castor, respectivamente. Enquanto isso, as EMEB Pedro Milaneze Altoé e João Domingos Fassarella participarão da oficina de Observação de Pássaros, acompanhadas por Filipe Ventura.
Na quinta-feira, dia 19, a EMEB João Domingos Fassarella se transformará em sala de cinema, com duas sessões ao longo do dia, voltadas para diferentes faixas etárias, incluindo alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
O conceito Reconectar também é inspiração da Revista Cine.Ema Vol.5, que está repleta de conteúdos sobre conservação ambiental, cinema e até uma história em quadrinhos. Leia aqui: https://bit.ly/RevistaCineEma5. O projeto Revista Cine.Ema – 5º Edição foi realizado com recursos do Funcultura – Secretaria da Cultura – Governo do Espírito Santo por meio do Edital 14 de Difusão Audiovisual de 2023.
O 10º Festival Cine.Ema conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Unimed Sul Capixaba, além do apoio da Reserva Ambiental Águia Branca. É uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
.
Bate-papos
O 10º Festival Cine.Ema também convida o público para dois dias de imersão em discussões sobre sustentabilidade, educação e impacto social. O evento, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, na Reserva Água Branca, em Vargem Alta (ES), traz uma programação diversificada, incluindo bate-papos com especialistas, vivências na natureza e exibições de cinema. As inscrições já estão abertas pelo link cineema.com.br/batepapos2024
A programação abrange temas cruciais para o cenário atual, como conservação ambiental, turismo sustentável, negócios de impacto e o futuro da educação. Os participantes terão a oportunidade de ouvir e interagir com profissionais de diversas áreas, incluindo executivos de sustentabilidade, cineastas, futuristas e especialistas em educação ambiental.
.
Mostra de filmes
Com 14 filmes que abordam temáticas ambientais e de sustentabilidade, o Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo – chega à sua 10ª edição, trazendo duas mostras competitivas de cinema: a Mostra Infantil Cine.Eminha, com 4 filmes, e a Mostra Competitiva Cine.Ema, com 10 filmes. Qualquer brasileiro pode votar no seu filme favorito de cada mostra até dia 16 de outubro.
Para votar, basta acessar o site, assistir aos filmes e clicar para escolher o melhor. É permitido apenas um voto por CPF. As mostras estarão disponíveis gratuitamente para visualização até o dia 16 de outubro no site: www.cineema.com.br/.
.
Sobre o Cine.Ema
Criado com o propósito de conectar pessoas às questões ambientais e aos desafios sustentáveis contemporâneos através do Cinema, o Festival Cine.Ema é um projeto que promove mostras de curtas-metragens, sensibilizando o público para questões ambientais por meio da cultura. Além disso, busca despertar o interesse pelo cinema em regiões que muitas vezes não têm acesso a essa forma de arte.
O 10º Festival Cine.Ema é uma oportunidade única de vivenciar a cultura cinematográfica e a conscientização ambiental, além de participar de atividades educativas e inspiradoras, especialmente em localidades que carecem de acesso a essa arte. O festival surgiu no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim, em 2015, aos pés da Pedra da Ema, patrimônio natural da região que dá nome ao evento.