Conexão: comunidade, cultura e sustentabilidade

Qual o papel das fundações, comunidades, empresas, institutos e do poder público  no relacionamento das comunidades com a sustentabilidade na geração de valores e de consciência ambiental? Em parceria com diferentes segmentos da sociedade, o Cine.Ema apresenta o seminário “Conexão comunidade, cultura e sustentabilidade”. Dividido em dois momentos (turismo e empreendedorismo sustentável), a atividade contará com a apresentação de cases e compartilhamento de experiências que conectam pessoas e transformam comunidades em diferentes territórios brasileiros. A atividade acontece no dia 20 de setembro, sexta-feira, às 14h, no Auditório da Reserva Ambiental Águia Branca. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no formulário abaixo.

Inscrições em: http://twixar.me/47K1

No eixo “Turismo Sustentável”, buscamos tratar e refletir sobre as várias formas de causar efeito local e nacional através de um turismo de base comunitária com características sustentáveis. Participam deste painel  Thaís Guedes (Fundação Toyota do Brasil), Frineia Rezende (Legado das Águas, Reservas Votorantim), Lígia Bettero (Crearte) e mediação de Felipe Ramaldes (The Nature Guide).

Já em “Empreendedorismo Sustentável” apresentamos intenções, movimentos institucionais, empresariais e comunitários que estimulam e promovem o empreendedorismo sustentável. Participam deste painel Andrea Peçanha (Instituto Ipê), Isabela Breder (Cajuera), Emanuelle Righetti (Papel Recriado Design), Emerson Miranda (Sítio Rancho Fundo) e mediação de Bruno Navarro (Núcleo Camaleão).

No momento final do seminário, haverá troca de ideias e apresentação de iniciativas da própria comunidade e interessados locais que queiram apresentar suas iniciativas e contribuir para a reflexão.

O Cine.Ema acontece dias 20 e 21 de setembro na Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, nas montanhas capixabas. O projeto é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania com o  patrocínio do Grupo Águia Branca.

Conheça os participantes do seminário:

Thaís Guedes (Fundação Toyota do Brasil)

Thaís Bleinroth Guedes é graduada em Comunicação Social – Jornalismo, com MBA em Gestão de Empresas e Inovação em Marketing. Também possui capacitação em cursos e workshops sobre temas socioambientais e 3º setor, leis de incentivo e gestão de projetos. Ao longo de sua trajetória profissional adquiriu experiência em comunicação corporativa, gestão de projetos socioambientais, articulação interinstitucional e ações promocionais. Desde 2011 é responsável pela gestão do investimento social da Toyota do Brasil, por meio da Fundação Toyota do Brasil, em projetos de conservação ambiental e sustentabilidade, mantendo forte interface com ONGs, comunidades e entidades governamentais. E, mais recentemente, assumiu também a coordenação da comunicação da entidade.

Frineia Rezende (Reservas Votorantim)

Frineia Rezende, brasileira, atua há 10 anos com o tema Sustentabilidade na Votorantim. Atualmente, é gerente executiva da Reservas Votorantim – gestora de ativos ambientais do portfólio da Votorantim SA, responsável pela gestão do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, e pelo Legado Verdes do Cerrado. Frineia, além da experiência em sustentabilidade e relacionamento institucional, é mestre em Ecologia e Recursos Naturais além da formação em Sustentabilidade e Negócios & Biodiversidade.

Lígia Bettero (Crearte)

Lígia Bettero é licenciada em Artes com ênfase em teatro pela Universidade estadual de Montes Claros. Possui habilitação técnica em turismo regional e agente de Viagens. Aprendeu empreendedorismo na prática. Instalou o departamento de jornalismo da sucursal da TV Grande Minas ligada à Rede Globo. Atualmente atua como instrutora e consultora da área de empreendedorismo, educação empreendedora, plano de negócios, desenvolvimento setorial, recursos humanos, cultura e planejamento estratégico.

Felipe Ramaldes (The Nature Guide)

Formado em Turismo pela Faculdade Estácio e mestre em Sociologia Política. Ingressou na PMV como estagiário, em 2005, atuando na elaboração e desenvolvimento de planos e projetos, com destaque junto à coordenação do Visitar Centro Histórico. Nos anos seguintes, também trabalhou no Instituto Goia, Instituto Capixaba de Ecoturismo e diversas entidades e ONGs e como consultor de investimentos socioambientais. Atualmente é Diretor de Turismo da capital e idealizador da empresa The Nature Guide.

Andrea Peçanha (IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas)

Andrea Peçanha Travassos é bióloga, pedagoga e especialista em Ciências Ambientais. Possui também MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA/USP e formação executiva em Mensuração de Impacto para Organizações Sem Fins Lucrativos pela Harvard Kennedy School. Atua no IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, há mais de 20 anos, onde concentra suas ações no desenvolvimento institucional e captação de recursos. Coordena atualmente a Unidade de Negócios Sustentáveis, iniciativa que recebeu o prêmio Ford de Conservação Ambiental. Tem ampla experiência em temas relacionados a gestão e governança de OSCs e parcerias intersetoriais, onde tem concentrado sua atuação, especialmente através de MRC – Marketing Relacionado a Causas, onde tem experiências concretas e formação internacional. É responsável pelo planejamento, desenvolvimento e gestão das parcerias institucionais com diversas empresas, nacionais e multinacionais, institutos e fundações. É atualmente integrante do Conselho da ABCR.

Isabela Breder (Cajuera)

Formada em publicidade e propaganda pela PUC-Rio, Isabela é sócia, junto com a irmã, da marca Cajuera. Atualmente, faz de tudo um pouco na marca, cuidando principalmente da direção criativa, que inclui tanto o marketing da empresa, quanto a criação de peças e coleções, escolha de matérias primas e etc.

Emanuelle Righetti (Papel Recriado Design)

Emanuelle estudou artes plásticas na Ufes, formada em Turismo e Hotelaria, na Unibahia, em Salvador pós graduação em Educação e Gestão Ambiental na Saberes, em Vitória. Abriu a empresa em 2009 e recebeu em 2009 o prêmio Mulher de Negócios do Sebrae. Em 2012 recebeu o prêmio como gestora de unidade produtiva de artesanato como TOP100 na 3ª edição do prêmio Sebrae (onde os 100 melhores núcleos produtivos de artesanato do Brasil são escolhidos). Em 2015 recebeu o primeiro lugar no Prêmio Shell Iniciativa Empreendedora.

Emerson Miranda (Sítio Rancho Fundo)

Emerson é surfista, ambientalista e observadore da natureza com 28 anos de experiência em observação da Palmeira Juçara. Com essa dedicação, ele e a esposa tornaram o território onde moram no primeiro sítio legalizado de extração florestal do fruto da Palmeira Juçara para a fabricação de polpa em Santa Teresa. Para o projeto, outros parceiros foram agregados com a responsabilidade de retirar a Palmeira Juçara da extinção gerando renda para a agricultura familiar e reequilibrando a Mata Atlântica do Espírito Santo.

Mediação de Bruno Navarro (Camaleão – Núcleo de Negócios Sustentáveis)

10 anos de formado em engenharia ambiental e pós-graduado em direito ambiental e urbanístico. Atuei 1 ano na Suez Ambiental com gestão de resíduo industrial; 2 anos na empresa Biomarca na produção de biodisel com utilização do óleo de cozinha usado; 4 anos como assessor e diretor de recursos naturais na secretaria de meio ambiente da Serra-ES; 1 ano como coordenador de licenciamento ambiental no IEMA; Após, “Pivotei” a minha vida para inspirar as pessoas a desenvolverem a consciência ambiental e fomentar o empreendedorismo sustentável. Fundei a OSCIP IESAMB e o Núcleo Camaleão para cumprir a minha missão.

A floresta que fala

A floresta tem uma voz, uma falange, às vezes grita, as vezes fala, às vezes silêncio. A noite encanta, é pirilampo, sapo, vento, água, coruja, grilo, uma orquestra inteira que respira e inspira canção. Em 2019, o Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo tematiza a voz e os sons da natureza. O tema, que ilustra a identidade visual do festival também será abordado em atividades da programação com oficinas que aguçam a memória do lugar e os sons da natureza, propondo experiências poéticas da paisagem sonora ambiental de Burarama e da Reserva Ambiental Águia Branca envolvendo prioritariamente crianças.

O Cine.Ema

O Cine.Ema é um projeto cultural nacional e multiplataforma de educação ambiental cujo objetivo é gerar consciência através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais que reflitam sobre memória, paisagens, realidades e desafios do meio ambiente de forma sensível e criativa. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, a Mostra Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo foi realizada pela primeira vez em 2015.

O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático realizado no Espírito Santo.

Facebook: https://www.facebook.com/ema.cine
Instagram: https://instagram.com/cine.emafestival/

Contato:

Léo Alves
leo@cajuprod.festdasaguas.com.br
www.cajuprod.festdasaguas.com.br
(27) 3026 0051

Scroll to top