Música de qualidade sem sair de casa. A primeira noite do II Festival Rota Instrumental – Edição Outras Rotas promete animar os capixabas ao som de muito Chorinho, Música Clássica e MPB. As estrelas são os músicos Édney Oliveira, Lucius Kalic e Marcelo Porto. As apresentações ocorrem pelo Instagram dos artistas a partir das 19 horas desta quinta-feira (25). Prepare o sofá, um petisco e ligue o som alto para conhecer música instrumental capixaba da mais alta qualidade.
O Rota Instrumental – Outras Rotas é uma realização da Caju Produções com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
Atrações
Com um repertório que vai da MPB ao Gospel, Édney Oliveira é a primeira atração a se apresentar no Festival Rota Instrumental a partir das 19 horas no Instagram @edneybatera. Influenciado pelos pais, o artista de 27 anos cresceu inserido no mundo musical, fazendo apresentações em igrejas e com bandas da região de Baixo Guandu. Atualmente, além de fazer suas próprias composições, atua como músico em eventos e como professor na Musicalizar_epm em Baixo Guandu.
Às 20 horas, é a vez de Lucius Kalic, que traz, no instagram @lucius.kalic, composições autorais e arranjos para violão solo com influências de diversos estilos musicais, em especial da música de concerto, da MPB e do choro. Bastante eclético, Lucius é compositor, violonista, arranjador e guitarrista. Desde 2018, cursa bacharelado na Ufes em composição com ênfase em trilha musical. O gosto pela música fez com que Lucius, em 2017, fundasse a Astral Transcrições, uma editora especializada em literatura musical. O livro de estreia foi o Song Book Sérgio Sampaio.
O músico Marcelo Porto, sob os ensinamentos de Odette e Bené da Flauta, fecha a noite a partir das 21 horas no instagram @marcelo_flute. A apresentação ocorre num duo com o violonista e amigo João Roberto Conde Magno, que toca um violão de 7 Cordas. Educador musical e compositor, Marcelo também é flautista em rodas de choro no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A diversidade musical é um dos marcos do artista, que busca abrir e criar pontes ao diálogo entre o erudito e o popular.
Programação
Acesse os canais na hora marcada e se divirta!
25 de março (quinta-feira)
19h – Édney Oliveira – @edneybatera
20h – Lucius Kalic – @lucius.kalic
21h – Marcelo Porto – @marcelo_flute
26 de março (sexta-feira)
19h – Roger Bezerra – @rogerfbezerra
20h – Potiguara Menezes – @potiguara_menezes
21h – Emerson Arsy TrYo – @emersonarsy
27 de março (sábado)
18h – Jura Fernandes – @jurafera
19h – Wanderson Lopez – @wandilopez
20h – Chachachangos – @chachachangoss
21h – HeptaSopro – @heptasopro
Festival
O Festival Rota Instrumental surgiu em 2017 com o oferecimento oficinas e concertos musicais gratuitos ao público em cidades capixabas que preservam patrimônios históricos, como Viana e Domingos Martins, foco da primeira edição do evento. O projeto musical visa ao incentivo do turismo cultural na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, reproduzindo caminhos entre Vitória (ES) e Ouro Preto (MG), abertos no início do século XIX.
O objetivo desta segunda edição do Festival Rota Instrumental – Edição Outras Rotas é explorar os talentos escondidos ao longo das margens do Rio Doce, uma rota alternativa à cidade de Ouro Preto, e dar visibilidade às composições autorais instrumentais de artistas locais. Por meio da distribuição das premiações, contribui ainda com o setor artístico tão prejudicado com a pandemia.
Caju Produções
A Caju Produções foi fundada em 2001 e atua em quatro pilares: música, cinema, arte e memória, tendo como especialidade a realização e produção de eventos e de ações de cunho artístico, social, educacional e ambiental no contexto da cultura em suas mais diversas esferas de conhecimento. Além do Festival Rota Instrumental, realiza outras importantes ações na área cultural, como os festivais Cine.Ema e o MoV.Cidade.
Serviço
II Festival Rota Instrumental
Quando: 25 a 27 de março de 2021
Onde: No Instagram dos artistas selecionados
Valor: Gratuito
Assessoria de Imprensa:
Ricardo Aiolfi | (27) 98149-8427
comunica.caju@gmail.com