As inscrições estão abertas até 10 de março para apresentações musicais que queiram compor a programação da segunda edição do Festival Rota Instrumental – Edição “Outras Rotas”, que este ano ocorre on-line. O cachê será de R$ 1 mil para cada proposta selecionada. Aquela apresentação que tiver a maior audiência de público na plataforma do Instagram recebe ainda uma premiação especial: uma bolsa de aquisição em equipamento musical. Serão selecionadas 10 propostas para compor a programação.
Nesta segunda edição, o Festival percorre um caminho alternativo à Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, que liga Vitória à Outro Preto (MG). A edição “Outras Rotas” explora as margens do Rio Doce, abarcando cidades como Linhares, Colatina e Baixo Guandu, um caminho alternativo até a cidade de Ouro Preto. O Festival ocorre em formato virtual de 25 a 27 de março.
O Rota Instrumental – Outras Rotas é uma realização da Caju Produções com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
De acordo com a diretora de produções da Caju Produções, Tania Silva, a edição Outras Rotas é uma oportunidade de visibilizar diferentes artistas, fora do eixo da Grande Vitória, além de oferecer um incentivo num momento de pandemia, em que o setor cultural ficou impossibilitado de realizar suas atividades.
“O Rota Instrumental abre oportunidade para que artistas possam apresentar suas composições instrumentais para o público, principalmente no meio da pandemia, em que os eventos estão suspensos. É uma chance ainda do público conhecer e valorizar os músicos locais, que estão fora da região metropolitana”, conta a diretora.
Inscrições
Para participar, o artista deve ter pelo menos 18 anos e realizar trabalhos de música instrumental, comprovado em vídeo que deve ser enviado junto à ficha de inscrição. As apresentações serão realizadas obrigatoriamente no Instagram dos selecionados e terão entre 20 e 60 minutos de duração. O resultado será divulgado no dia 15 de março. Para se inscrever, clique aqui: http://bit.ly/rotainstrumental21 .
As apresentações podem ser individuais ou em grupo e devem ser compostas obrigatoriamente por um repertório autoral. Serão selecionadas 10 propostas.
As propostas serão selecionadas seguindo a ordem de prioridade, de acordo com o município de origem dos proponentes:
a) Linhares, Colatina e Baixo Guandu;
b) Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Vila Valério, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama;
c) Outros municípios do Espírito Santo.
Festival
O Festival Rota Instrumental surgiu em 2017 com o oferecimento oficinas e concertos musicais gratuitos ao público em cidades capixabas que preservam patrimônios históricos, como Viana e Domingos Martins, foco da primeira edição do evento. O projeto musical visa ao incentivo do turismo cultural na Rota Imperial São Pedro D’Alcântara, reproduzindo caminhos entre Vitória (ES) e Ouro Preto (MG), abertos no início do século XIX.
Igrejas e outras construções históricas viraram palco de apresentações musicais do projeto, permitindo ao público a ressignificação desses espaços e a oportunidade de criar novas relações com o seu território. Além de fomentar a cultura e a construção de memória, o Festival Rota Instrumental contribui para democratização do acesso aos sítios históricos capixabas.
Serviço
Inscrições abertas até 10 de março para compor a programação programação do Festival Rota Instrumental
Regulamento: http://bit.ly/RegulamentoRotaInstrumental
Inscrições: http://bit.ly/rotainstrumental21
Cachê: R$ 1 mil para 10 apresentações selecionadas
Apresentações: De 25 a 27 de março
Assessoria de Imprensa:
Ricardo Aiolfi | (27) 98149-8427
comunica.caju@gmail.com