Festival Cine.Ema

Cine.Ema lança edital com prêmios para escolas, júri e filmes com temática ambiental

Evento realizado pela Caju Produções acontece nos meses de setembro e outubro com programação online e concurso para escolas da região das Montanhas Capixabas

O Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo continua com inscrições abertas para seleção de curta-metragens e júri para compor a programação e corpo técnico do evento. Em 2020, o projeto será realizado online, com mostras de cinema e concurso cultural para escolas das Montanhas Capixabas. Serão investidos R$ 45 mil em premiações e cachês.

Com o tema “A natureza sou eu”, o festival chega à sexta edição propondo um olhar sobre a natureza enquanto essência de todo ser vivo e, por isso, uma responsabilidade compartilhada.

Cine.Ema On

A edição remodelada do festival contemplará a realização do Cine.Ema na Reserva Ambiental Águia Branca, edição anualmente realizada dentro da Reserva Ambiental Águia Branca, em Vargem Alta, e o público de todo o Brasil terá acesso aos filmes selecionados em uma plataforma on demand nos meses de setembro e outubro.

A diretora da Caju Produções Tânia Silva, explica que a realização do evento online é uma forma de prezar pela segurança do público neste momento de distanciamento social. Destaca ainda, a importância de investir os recursos para fomentar o setor artístico e na oferta de atividades para estudantes que deixaram de frequentar as escolas por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Nesse momento de pandemia queremos direcionar parte dos recursos de custeio do evento no setor audiovisual, impactado com a suspensão de gravações, adiamento e cancelamento de eventos. É um incentivo pequeno, mas necessário e que vai fazer diferença para muitos profissionais”, afirma Tania.

Mostras de Cinema

Para a Mostra de Cinema podem ser inscritos filmes de curta-metragem (até 26 minutos), com classificação livre, que relacionem meio ambiente e sustentabilidade. As inscrições vão até o dia 15 de julho de 2020 pelo site www.cineema.com.br/inscricoes2020.

A organização do Festival também selecionará 25 profissionais do audiovisual brasileiro interessados em compor o corpo técnico do evento. Os jurados selecionados receberão cachê e serão responsáveis pela avaliação dos filmes selecionados nas mostras.

Cine.Ema nas Escolas

O concurso Cine.Ema nas Escolas é voltado para professores e alunos matriculados no ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas, localizadas na região das montanhas capixabas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto também pelo site https://www.cineema.com.br/inscricoes2020.

Serão selecionadas fotografias feitas por dispositivo celular, vídeos de um minuto, e histórias em formato de redação, crônica, conto, poesia ou texto livre que tratem do tema “A natureza seu redor”.

O concurso irá premiar as melhores iniciativas em cada categoria. Entre os prêmios estão: smartfones, caixas de som e tablets. Professores e escolas com maior número de inscritos concorrem a kit multimídia composto por computadores, câmera fotográfica e smartfones.

O Cine.Ema

O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo – Cine.Ema – é um projeto cultural multiplataforma cujo objetivo é gerar consciência ambiental através do cinema, com difusão e premiação de obras audiovisuais. Inspirado na Pedra da Ema, ícone paisagístico e natural do distrito de Burarama e no significado universal da Ema, mãe natureza, o evento foi realizado pela primeira vez em 2015.

O projeto promove atividades formativas para crianças e adultos de comunidades que margeiam patrimônios naturais brasileiros, além de seminários ambientais reflexivos e temáticos que envolvem os desafios sustentáveis do nosso tempo. O Cine.Ema integra a rede de realizadores de festivais ambientais do Brasil e é o único festival de cinema anual com este recorte temático a ser realizado no Espírito Santo.

O Cine.Ema – é uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cidadania com o patrocínio da BRK Ambiental e do Grupo Águia Branca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *