Rotina é uma coisa muito louca mesmo. Quando a gente para e presta atenção nela, acaba tendo noção de coisas sobre as quais a gente não se atenta na correria do dia a dia. Quer um exemplo? Logo de manhã, quando acaba o último gole de leite, minha filha já sabe: vamos lavar a embalagem vazia e colocar na lixeira branca, onde separamos o lixo seco aqui em casa. Já as cascas de frutas vão para a lixeira preta, destino do lixo úmido.
Não é por acaso que a lixeira branca é bem maior do que a preta. No fim do dia, já dá para perceber como as embalagens vazias ocupam muito mais espaço e são maioria. Nos últimos tempos, passamos a prestar mais atenção a esse volume de lixo que será descartado já desde o momento das compras, no supermercado.
Quando eu tinha a idade da Beatriz, um dos meus desenhos preferidos era o Capitão Planeta. Ele surgia após o chamado dos cinco Protetores, cada um com um poder — terra, fogo, vento, água e coração —, dizendo sua famosa frase: “Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!”. Do sofá, eu respondia: “Vai, Planeta!”
Foi assim que eu comecei a me preocupar com a preservação dos recursos naturais e com a importância do descarte correto dos resíduos, de consumir menos, reutilizar mais, reciclar o máximo possível.
Como jornalista, já adulta, noticiei diversas tragédias como alagamentos, animais marinhos mortos, rios que secaram, espécies que desapareceram… tudo isso em consequência do lixo, da poluição. É muito triste.
Por conta disso, hoje tento compartilhar e incentivar ao máximo que a Beatriz inclua na sua rotina ações voltadas para sustentabilidade. Recentemente, inclusive, ela participou de uma ação na escola de recolher lixo na praia durante um dia. “No final, quando vimos o tamanho da pilha de garrafas, latinhas, palitos, embalagem de salgadinho, canudinhos de plástico… ficamos espantados. Foi bom pra gente prestar mais atenção e não deixar nenhum lixo fora da lixeira. Agora, costumo levar uma sacolinha toda vez que vou à praia. Vou recolhendo o lixo que encontro”, afirma Beatriz.