Um click para o futuro

Conheça a história de Gabriel que, numa oficina de Observação de Pássaros, descobriu a profissão dos seus sonhos

Primeiro contato com uma câmera e o silêncio em meio à mata. Olhar atento para flagrar os pássaros e ouvir com atenção seus sons. Cada espécie com uma característica diferente. Era 2016, oficina de observação de pássaros do 2º Festival Cine.Ema, e Gabriel de Jesus Miranda Silvano tinha apenas 11 anos. O que poderia ser uma simples oficina, acabou abrindo os olhos do jovem para uma nova profissão. Hoje, com 19 anos, Gabriel é fotógrafo.

“Fui a praticamente todas as outras edições do Festival Cine.Ema e comecei a ajudar nas oficinas”, revela Gabriel, evidenciando como o evento se tornou um catalisador contínuo em sua vida. “Esta é uma bandeira que eu carrego: aonde quer que eu vá, eu sempre falo do Festival e da minha experiência para as pessoas.”

Uma das missões do Cine.Ema é exatamente levar o olhar audiovisual para cidades do interior, muitas vezes privadas do acesso a essa forma de arte. No caso de Gabriel, o festival não apenas apresentou uma nova técnica, mas abriu portas para uma carreira, ao mesmo tempo que o levou a descobrir os encantos de sua terra natal, Burarama.

Tania Silva, uma das idealizadoras do festival, comenta: “Casos como o de Gabriel são exatamente o que sonhamos ao criar o Cine.Ema. Queremos despertar talentos, sim, mas, mais que isso, queremos que as pessoas redescubram e valorizem seu próprio lugar no mundo”. Ela complementa: “São jovens que, através do cinema e da fotografia, não apenas descobrem novas profissões, mas também aprendem a olhar com outros olhos para sua própria realidade”.

#ESTE FILME É DAQUI!

Céu Do Congo
Território Em Diáspora

Direção: Thiago Souza.
Data de lançamento: O filme está na fase de produção.

Sinopse: Uma jornada cinematográfica pela história e a identidade da cultura bantu-capixaba, tendo o Céu do Congo como cenário central. O filme busca capturar a essência dos rituais, celebrações e músicas, assim como explorar a interação entre a tradição ancestral e as influências contemporâneas, refletindo sobre a diáspora negra.

Sumário
close slider

Sumário
Revista Cine.Ema 5

01. Editorial: Estou de volta!

02. Amazônia: um vasto jardim milenar

03. Reconectar-se com a floresta

04. Click Brabo! Dicas de fotografia

05. Neurônios à la carte: a escolha dos alimentos molda seu cérebro

06. Biomimetismo: a natureza que transforma

07. Nem só de árvore vive o cinema ambiental

08. Os voos da Ema

09. Um click para o futuro

10. Missão impossível: cenas de uma câmera analógica

11. Quadrinhos: Antes do Fim

12. O futuro é agora!

13. Crônica: Luz, Câmera e... Reconexão!

14. A gente se vê no Cinema

15. Que monte de lei é essa?

16. Reciclagem começa dentro de casa

17. Você sabe como fazer uma animação?

18. Juntei meu lixo, e agora?

19. Dá para viver sem plástico?

20. Dicas para reduzir o plástico

21. Arte: Seja Raiz, Seja Caule, Seja Folha, Teça o Futuro, Reconecte-se!

22. A Fantástica Carpintaria