Os bate-papos e vivências ocorrem nos dias 18 e 19 de setembro na Reserva Água Branca

O 10º Festival Cine.Ema, com o tema “Reconectar”, convida o público para dois dias de imersão em discussões sobre sustentabilidade, educação e impacto social. O evento, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro na Reserva Água Branca, em Vargem Alta (ES), traz uma programação diversificada que inclui bate-papos com especialistas, vivências na natureza e exibições de cinema. As inscrições já estão abertas pelo link cineema.com.br/batepapos2024 .

A programação abrange temas cruciais para o cenário atual, como conservação ambiental, turismo sustentável, negócios de impacto e o futuro da educação. Os participantes terão a oportunidade de ouvir e interagir com profissionais de diversas áreas, incluindo executivos de sustentabilidade, cineastas, futuristas e especialistas em educação ambiental.

Além dos bate-papos, o festival oferece experiências práticas, como o Circuito de Vivências na Floresta, que permite aos participantes se reconectarem com a natureza através de trilhas e observações guiadas. O evento também conta com uma mostra de cinema, apresentando produções alinhadas com os temas discutidos.

As inscrições estão abertas para todos os interessados em participar deste evento que promete reconectar as pessoas com ideias inovadoras e práticas sustentáveis.

.

10º Festival Cine.Ema – Bate-papos
Dias 18 e 19 de setembro na Reserva Água Branca – Vargem Alta (ES)

Bate-papo 1: “Conservação ambiental, educação e turismo sustentável nas montanhas capixabas”
18 de setembro (quarta-feira) – 10h às 12h
Abordagem: apresentação da Reserva Águia Branca e de seus programas integrados de educação, cultura e conservação ambiental, construindo um modelo de gestão que conecta parceiros estratégicos em prol do desenvolvimento sustentável das Montanhas Capixabas.

Palestra: “Educação e cultura é o que semeamos para o futuro” 
Palestrante: Adriana Denadai (Head de Sustentabilidade do Grupo Águia Branca)
Mestre em Sustentabilidade pela FGV, com MBA em Negócios Sociais na ESCAS e Especialização em Comunicação pela USP. Atua como executiva do Grupo Águia Branca  nas áreas de sustentabilidade, comunicação e cultura organizacional. Adriana também é consultora ESG e empreendedora de uma startup com foco em inovação sustentável para agronegócios. Desde 2017 lidera a gestão da Reserva Águia Branca. 

Circuito de Vivências na Floresta: 
• É hora de se reconectar, com Geraldo Dutra;
• Trilha da Biodiversidade, com Patrícia Bellon;
• Além do que se vê – um convite à observação de natureza, com Matheus Clemente.

Atividade extra: mostra de cinema

Bate-papo 2: “Negócios de impacto que fazem o bem” 
18 de setembro – 14h às 16h
Abordagem: Explore o potencial transformador dos negócios de impacto na sociedade e no ambiente, a partir da análise de como empresas podem redefinir o sucesso, equilibrando lucros e responsabilidade socioambiental, numa visão de economia mais inclusiva e regenerativa, destacando casos de sucesso. Reflexões sobre o propósito humano e nossa conexão com o planeta, debatendo como os negócios podem moldar um futuro mais sustentável e consciente.

Palestra: “Negócios de impacto: como medir e acompanhar o ESG na prática”
Palestrante: Lygia Anthero (Coordenadora de relacionamento e causas – Movimento B)
Executiva de impacto socioambiental atuante em ações de promoção de equidade racial e de gênero, clima e JEDI (justiça, equidade, diversidade e inclusão). Co-fundadora do coletivo Pretas B, parceira do programa de lideranças negras e indígenas do ID_BR e da rede Youth Climate Leaders. Formada em gestão, marketing com especialização na ESPM-RJ, e MBA em ESG de alto impacto pela BBI of Chicago.

Palestra: Como as empresas podem ser melhores para o mundo?
Palestrante: Clara Coelho (Área de Felicidade da marca Reserva)
Clara Coelho é bacharel em Administração pela UFRRJ e possui MBA em Marketing. Atua na área de Felicidade da Reserva, responsável pela cultura, comunicação interna e experiência do colaborador da marca e do Grupo AR&Co.  

Apresentação do trailer do documentário “Quantos dias. Quantas noites”, direção de Cacau Rhoden e produção da Maria Farinha Filmes.


Bate-papo 3: “Transformação em cena: o futuro da Educação”
19 de setembro – 9h às 12h
Abordagem:
 sobre a importância da educação e da conscientização ambiental, trazendo uma abordagem integrada que envolve o projeto “Ser Mata Atlântica” para preservação da natureza, a utilização do audiovisual como ferramenta de transformação educacional, e uma visão de como a sustentabilidade deve ser incorporada na educação do futuro. O objetivo é promover uma mudança significativa no sistema educacional, alinhando-o com a necessidade urgente de proteção do meio ambiente.

Palestra  “CineTransformação: Conversas sobre Educação e Cinema”
Palestrante: Cacau Rhoden (Cineasta e Diretor)
Diretor e roteirista, com uma lista extensa de filmes, tais como: A cega (1994), Infinitamente maio (2001), Meninos de areia (2005), Gotas (2005), Who? Walls and bridges (2015) e Food, funk & favela (2023). Tarja branca (2014), premiado no festival de Toronto, Nunca me sonharam (2017), premiado no festival de Los Angeles, a série Corações & Mentes (2020) e Quantos dias. Quantas noites. (2023).
Exibição do compilado da série Corações e Mentes 

Palestra: “Educar para o Futuro: a construção de um amanhã sustentável”
Palestrante: Demetrio Teodorov (Futurista e Estrategista)
Tem como propósito profissional e pessoal construir o futuro no presente, estudando novos comportamentos e tecnologias emergentes. Nos últimos anos trabalhou em estudos de comportamento de consumo (CX e UX), tendências de futuro e projetos com foco em Mobilidade, Experiências de Consumo, Novo Varejo, Banco Digital, Futuro do Trabalho, Moda, Inteligência Artificial e Foodtech.

Mediação: Aline Lobato (Analista de sustentabilidade – Reserva Ambiental Águia Branca)
Atua há mais de 15 anos em unidades de conservação, prioritariamente nas áreas de educação ambiental, gestão participativa e restauração ecológica. É especialista em gestão e educação ambiental e acredita que a vida é bem melhor com florestas.

Programação Nas Escolas

Cine.Ema em Vargem Alta

16 a 20 de setembro de 2024



Oficinas

 

Fotografia (20 estudantes)

EEEFM Presidente Lüebke (1 turma)

Oficineiro: Gui Castor

 

Stop Motion (Animação) (20 estudantes)

EEEFM Presidente Lüebke (1 turma)

Oficineira: Iza Rosemberg

 

Observação de Pássaros (50 estudantes)

EMEB Pedro Milaneze Altoé (2 turmas)

EMEB João Domingos Fassarella (2 turmas)

Oficineiro: Filipe Ventura

 

Dia de Cinema

19 de setembro

(quinta-feira)

Local: EMEB João Domingos Fassarella

Sessão 1
Turno Matutino
Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II

Sessão 2
Turno Vespertino
Alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I

Post Views: 464